O objetivo é comemorar os 36 anos do Clube do Vôlei e reconhecer o relevante trabalho do professor José Airton, em benefício do desporto cearense, informa o autor do requerimento. “O professor prestou serviços aos principais clubes de futebol do Estado, seja como atleta ou treinador”, lembra o deputado.
Formado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduado em Treinamento Desportivo, José Ayrton possui mestrado em Gestão Desportiva pela Universidade Sek, do Chile, e Universidade Americana. É ainda membro do Conselho Regional de Educação Física e presidente do Sindicato de Academias do Ceará (Sinagi-CE).
Como atleta, conquistou títulos regionais, nacionais, internacionais e foi considerado, por várias vezes, o melhor jogador de voleibol cearense. Em 1983, fundou o Clube do Vôlei, a princípio apenas como uma quadra para prática de voleibol. Devido ao sucesso de alunos matriculados, no entanto, passou a contemplar ginástica, musculação, natação, lutas, entre outras atividades. Hoje oferece mais de 18 modalidades.
Além de José Ayirton Fernandes Lima, serão homenageados as co-fundadoras do Clube do Vôlei, Maria Carmem Pires Sampaio e Liliane Maria Marques Benicio, a coordenadora técnica Erika Clemente Lima Machado e os professores Kaly Holanda Cavalcante, Viviane Sales Oliveira e Pedro Jorge Ciarlini Sales.
GS/AT