O Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela obra, publicou uma nota nesta manhã acerca do assunto afirmando que ainda não foi possível avaliar se a barragem sofreu danos com o forte fluxo de água. A pasta disse que o vazamento já foi solucionado e que a evacuação ocorre de forma preventiva.
Veja a nota na íntegra:
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que equipes técnicas da Pasta já estão na Barragem Jati (CE) para avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos no final da tarde desta sexta-feira (20). Os trabalhos de manutenção já foram iniciados e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão em deslocamento neste momento para acompanhar de perto a situação na barragem. Especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos também compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local.
Apesar de o vazamento ter sido contido poucas horas após a ocorrência, existia a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação naquele momento. Como a prioridade é zelar pelas vidas e garantir a segurança da população em primeiro lugar, o MDR decidiu evacuar as cerca de 2 mil pessoas, residentes no raio de 2 km da Barragem Jati, na noite de ontem e nesta madrugada. A medida seguiu o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura.
Com o apoio do MDR e das Defesas Civis nacional, estadual e municipal, essas famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório.