A audiência pública atende a requerimento do deputado Acrísio Sena (PT). De acordo com o parlamentar, estimativas indicam que, no Ceará, estima-se que existam cerca de 30 mil profissionais de Educação Física atuando em diversos setores, como saúde, educacional, hospitalar, esportiva, turismo, recreação, entre outros.
“O profissional de educação física é essencial para a promoção da saúde física e mental da população, através da orientação adequada, prestada por pessoas com anos de estudo e experiência no assunto, para que as atividades sejam realizadas da forma correta sem apresentar risco à saúde de seus praticantes”, destaca. O parlamentar frisa ainda que acredita que “a valorização da categoria é instrumento de respeito à carreira, atuação, formação e qualificação desses profissionais”.
Foram convidados para debater o tema representantes Conselho Regional de Educação Física da 50 Região; Secretaria do Esporte do Estado do Ceará; Secretaria do Esporte e Lazer de Fortaleza; Câmara Municipal de Fortaleza; Centro de Formação Olímpica; Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará; Coordenação dos cursos de Educação Física da UFC, Uece, Unifor, FGF, Unifameteo e IFCE.
JM/AT