De acordo com o parlamentar, o Simec foi criado oficialmente no dia 24 de janeiro de 1972, com a assinatura da Carta Sindical pelo então ministro do Trabalho e Previdência Social, Júlio de Carvalho Barata. “O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará é resultado da luta de um grupo de empresários liderados pelo industrial Célio Gurgel de Castro” ressalta Sérgio Aguiar.
O deputado acrescenta que no dia 20 de maio de 1966 esses empresários, liderados por Célio Gurgel de Castro e secretariados pelo também industrial Raimundo Régis de Alencar Pinto, reuniram-se no Edifício Jangada, localizado na rua Major Facundo, onde funcionava a sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para oficializar a fundação da Associação Profissional dos Empregadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará, que na década de 1970 se tornaria sindicato.
A primeira diretoria do novo sindicato tinha como residente exatamente o industrial Célio Gurgel de Castro. O restante da diretoria executiva eleita para o triênio que se estenderia do ano de 1972 a 1975, incluía, como secretário, Tarcísio Gruy Andrade Silveira, e como tesoureiro, João Clemente Fernandes. A diretoria suplente era composta por Ivan Moreira de Castro Alves, Olavo Magalhães e Airton José Vidal Queiroz. No Conselho Fiscal estavam Osvaldo Studart Neto, José Djanir Guedes de Figueiredo e Fernando Nogueira Gurgel. E como suplentes: Augusto Castelo da Cunha, Erasmo Rodovalho de Alencar e Raimundo Régis de Alencar Pinto. Como delegados representantes titulares junto à FIEC: José Célio Gurgel de Castro e Raimundo Régis de Alencar Pinto. E na suplência: João Clemente Fernandes e Tarcísio Gruy Andrade Silveira.
Na solenidade, serão homenageados o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o deputado estadual Sérgio Aguiar, como Amigos do Sindicato; o presidente do Simec, José Sampaio de Souza Filho, além dos ex-presidentes do Simec, José Célio Gurgel de Castro e Airton José Vidal Queiroz (in memorian); Álvaro de Castro C. Neto, Fernando Cirino Gurgel, Antônio Carlos Maia Aragão, José Frederico Thomé de Saboya e Silva, Fernando José Lopes de Castro e Alves, Mário Walter Saturnino Bravo, Guilardo Goes Ferreira Gomes, Carlos Gil Alexandre Brasil, Valdelírio Pereira Soares Filho e Ricard Pereira Silveira.
WR/LF