Foto: Portal Ministério da Cultura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira (11/06), a partir das 17h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos mestres e mestras da capoeira do Estado e aos 19 anos da Lei n.° 9041/2005, que institui a Semana Municipal da Capoeira em Fortaleza. A solenidade atende a solicitação dos deputados Larissa Gaspar (PT) e Sargento Reginauro (União), subscrita por Dr. Aloísio (União) e Felipe Mota (União).
De acordo com a parlamentar, os mestres e mestras são importantes para manter as tradições culturais vivas. “São figuras muito comuns na maioria das manifestações das culturas populares de todo o mundo. São considerados os guardiões da memória, da tradição, dos saberes e fazeres de uma determinada comunidade”, justifica a deputada.
Na capoeira, segundo Larissa Gaspar, os mestres e mestras são vistos como exemplos de vida. “Alguém que é uma espécie de professor, amigo e ídolo para os mais jovens, inspirando-os através do exemplo a se tornarem não apenas capoeiristas, mas também pessoas melhores”, assinalou.
Para a deputada, a homenagem é uma oportunidade para destacar a roda de capoeira, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Edição: Adriana Thomasi