- Foto: Divulgação
A Comissão de Previdência Social e Saúde (CPSS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (14/08), a partir das 14h, audiência pública para discutir sobre formas de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O debate ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Solicitada pelo presidente da Comissão, deputado Guilherme Landim (PDT), a realização da audiência atende a pedido da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), com o intuito de expor o tema e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.
A associação ressalta ainda a importância da realização da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, chamada de Julho Verde, que busca promover o diagnóstico precoce e a conscientização sobre a gravidade desse câncer.
De acordo com o requerimento da ACBG Brasil, cerca de 59 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço no Brasil em 2024, sendo que 60% terão diagnóstico tardio, causando impacto negativo na sobrevida do paciente. O documento destaca também que essas pessoas podem ter consequências irreversíveis, tais como perda de parte de suas faces ou da voz natural.
Foram convidados para o debate representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), além de profissionais da saúde especialistas nesse tipo de câncer.
Edição: Geimison Maia