A Prefeitura de Iguatu em parceria com a empresa Sabão Juá lançaram nesta segunda-feira(18) um projeto Reciclagem de óleo de cozinha e que irá beneficiar entidades filantrópicas de Iguatu e região.
O programa “Eco Juá” possui as características de uma campanha beneficente e socioambiental e que promete mudar os hábitos da população e empresas em Iguatu e no Centro Sul quanto à destinação dos rejeitos do óleo de cozinha.
A proposta do projeto, que já está em andamento, é recolher óleo de cozinha usado para promover a reciclagem do rejeito, e a partir daí, destinar parte dos recursos oriundos da venda dos produtos para entidades filantrópicas.
O diretor presidente do Sabão Juá em entrevista ao site Iguatu.net falou sobre o programa que é sucesso no Cariri, “ a nossa ideia é desenvolver as ações da campanha junto à população, que por sua vez, poderá contribuir com a doação do óleo usado. Para facilitar a arrecadação será disponibilizado serviço de coleta e transporte, além de estabelecidos pontos de apoio em espaços estratégicos como escolas, lanchonetes, restaurantes e condomínios, todo o óleo que seria jogado no solo de Iguatu e assim poluindo os lagos e o lençol freático, será recolhido e evitando assim transtornos para a população”, disse.
Representando o município de Iguatu participaram do encontro os secretários Tácido Cavalcante e Marcos Argeu, ambos afirmaram que é um desejo do prefeito Ednaldo Lavor em ampliar esta parceria para que seja eliminada futuramente qualquer possibilidade de poluição com óleo de cozinha na cidade.
“ Estamos vivenciando um dos momentos mais difíceis em relação ao abastecimento de água com a crise hidríca, por isto fizemos esta parceria, para proteger o principal manancial que deverá abastecer a cidade, que poderá ser o lençol freático, não podemos poluir ainda mais esta água que deverá ser importante no futuro”, destacou o secretário Marcos Argeu.
Segundo o mesmo, várias empresas já estão fazendo a doação do óleo produzido em restaurantes e bares, até o momento cerca de 600 litros já estão sendo recolhidos em Iguatu.
No Cariri, o programa recolhe mensalmente 3 mil litros de óleo, para o secretário Tácido Cavalcante, Iguatu e o Centro Sul deverão ultrapassar esta marca, “ nós é que agradecemos ao Sabão Juá pela atenção conosco, este é um programa belo, proteger o nosso meio ambiente e ajudar a quem precisa, o nosso prefeito Ednaldo Lavor aprovou rapidamente esta ação e em pouco tempo iremos ultrapassar a marca que hoje existe na região o Cariri, e pedimos a colaboração dos empresários e da população neste momento”, finalizou.
Quem quiser colaborar com e participar do programa “ Eco Juá” pode entrar em 88 9234-9496