Home Destaques Após vendaval, falta de luz afeta IML, hospitais e outros serviços do Rio

Após vendaval, falta de luz afeta IML, hospitais e outros serviços do Rio

por Tribuna Regional
0 comentário
Após vendaval, falta de luz afeta IML, hospitais e outros serviços do Rio

Moradores ainda estão sem luz após vendaval que atingiu o Rio na noite de domingo (28) Moradores ainda estão sem luz após vendaval que atingiu o Rio na noite de domingo (28)

Laboratório de Patologia do IML com exames pendentes no chão, devido à falta de espaço para armazenamento — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

No Instituto Médico Legal, a falta de luz afeta também a realização de necropsias e o uso das contraprovas realizadas no instituto, que podem ser perdidas. Fotos enviadas ao G1 mostram que há problemas em vários setores do prédio.

“Órgãos como Ministério Público, Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária já inspecionaram, mas nenhuma medida efetiva foi tomada”, afirmou Denise Rivera, vice-presidente da Associação de Peritos do Estado do Rio.

Procurada, a Polícia Civil não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Corredor onde ficam as geladeiras do IML sem luz durante a manhã desta segunda-feira (29) — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hospital na Zona Oeste

No Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, funcionários usaram a lanterna depois que a unidade ficou sem luz, por volta das 20h. A energia só voltou três horas depois.

Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, ficou sem luz — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Aqui atrás é onde funciona o gerador. Não tem barulho de nada. O hospital tá às escuras. A luz aqui é do meu flash”, relata um funcionário em vídeo exibido pelo RJ1 nesta segunda-feira.

Um integrante da equipe médica contou que o gerador de energia não funcionou.

“Já estamos já há mais de duas horas sem luz aqui no Albert. O gerador não está funcionando. Há risco do gerador pegar fogo. Tão tentando ligar mais não funciona. Está cheio de extintor ali perto da casa de máquina”, contou.

Quedas de árvores

O Rio entrou em estágio de atenção às 20h30 de domingo e voltou para o estágio de normalidade às 11h30 desta segunda-feira.

A Comlurb registrou entre a noite de domingo e a tarde desta segunda 108 ocorrências, sendo 97 quedas de árvores e galhos devido à ventania de mais de 100km/h .

Chuva forte e ventania deixam o Rio de Janeiro em estágio de atenção

Os bairros com mais ocorrências foram Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Cachambi, Centro e Campo Grande. Equipes estão nas ruas para resolver os problemas ocasionados pela ventania.

Em Bangu, na Zona Oeste, o posto do Poupa Tempo ficou sem atendimento nesta segunda.

Em hospitais como o Iaserj, em Irajá, e em uma clínica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, clientes e médicos passaram por dificuldades.

“Eu vim na consulta da minha neurologista, aí o guarda falou que não tinha luz, provavelmente, minha neuro só atende segunda e sexta, agora só sexta-feira”, lamentou uma paciente do Iaserj.

No CER da Barra da Tijuca, pacientes ficaram durante horas no escuro durante a noite de domingo (28).

“UPA da Barra no escuro e o gerador não funciona. As pessoas aguardando atendimento”, disse um paciente.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio informou retomou os serviços suspensos na manhã desta segunda, por conta da falta de energia e outras alterações provocadas pelo vendaval de domingo.

O atendimento já está normal no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santa Cruz, e no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), que funcionam no mesmo complexo, em São Cristóvão.

Transportes

A Secretaria de Estado de Transportes informa que não haverá operação do Bonde de Santa Teresa nesta segunda-feira por causa dos fortes ventos que atingiram a cidade. Houve queda de árvores sobre a rede aérea, impossibilitando a circulação do bonde. As equipes já estão trabalhando no local para a normalização do sistema.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados