O evento atende requerimento dos deputados Marcos Sobreira (PDT) e Augusta Brito (PCdoB) e acontece no Plenário 13 de Maio. No Brasil, a data foi instituída a partir de um ato assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Para o deputado Marcos Sobreira, “o trabalho realizado por esses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos”.
De acordo com a deputada Augusta Brito, a data foi escolhida como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe da enfermagem moderna”. O trabalho dela se tornou mais conhecido durante a Guerra da Criméia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, quando foi chamada de “dama da lâmpada”, por conta do instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
“O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo”, assinala Augusta Brito.
SEMANA DA ENFERMAGEM
Além da solenidade, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (ABEn/CE) e Memorial da AL-CE, realiza exposição sobre a história da enfermagem. A exposição apresentará figurinos de época, entre outras novidades sobre a atuação do profissional.
RG/AT