O deputado Soldado Noelio falou sobre sua trajetória, em que prestou concurso para a Polícia Militar, quando sentiu na prática as grandes dificuldades que os policiais enfrentam no dia a dia.
O parlamentar explicou que a PM desenvolve um papel importante e que, “com contingente ínfimo, a responsabilidade é triplicada”.Para ele, a polícia é muito explorada e pouco reconhecida, com baixos salários e estrutura insuficiente. “O salário no Ceará está aquém da realidade do Nordeste. Precisamos da união desses trabalhadores para, juntos, conseguirmos que a polícia tenha um salário digno”, pontuou.
O deputado André Fernandes (PSL) destacou que policiais o procuram diariamente para relatar as dificuldades que enfrentam em seu dia a dia. O parlamentar enfatizou que considera que muitos policiais são julgados de forma injusta pela opinião pública, ainda mais diante de todos os problemas que enfrentam e dos baixos salários.
A falta de reconhecimento foi citada pelo deputado federal Capitão Wagner (PR-CE) como um dos grandes problemas enfrentados pela polícia. Ele cobrou que os formadores de opinião tenham responsabilidade com o que falam, para não espalharem notícias inverídicas e prejudicarem a imagem da corporação.
O vereador de Fortaleza Sargento Reginauro (sem partido) lembrou que houve grande aumento no número mortes de policiais nos últimos anos. Ele também informou sobre reunião com a Comissão de Direitos Humanos da AL, quando declarou que os policiais não têm o direito básico de expressar suas opiniões políticas. Segundo ele, houve casos de oficiais que declararam voto ou se manifestaram em redes sociais, sendo posteriormente punidos com transferência ou responderam processo.
Durante a solenidade, foram homenageados pelos serviços prestados à corporação e à segurança os coronéis Ronaldo Mota Viana e Renato de Paiva Paula Pessoa; os majores Weibson Braga Júnior e Otaniel Nascimento de Oliveira; os tenentes-coronéis Carlos Dirceu Rodrigues Júnior e Carlos Frederico Fernandes Gadelha; os soldados Tales Renan Lima Albuquerque, Lucelita Romão Damaceno e Francisco Kleyton Ralf Silva; os cabos Antônio Luciano Rodrigues Cavalcante, Luciano Breno Freitas Martiniano, Rafael Dantas Silva Nascimento, Haniel Oliveira Brito e Hedilberto Aguiar.
Também receberam homenagens os sargentos Carlos Alberto Oliveira Filho, Antônio José de Souza Rodrigues, Francisco Cleiton Siqueira, Maria de Fátima Freitas, Francisco Robério Pinto Braga, Denizard Santos Leite, Forlan Carlos de Sousa e Francisco Wandecy Moreira Rocha, e os tenentes Francisco Jonas dos Santos, David Jones de Andrade Gomes, Mardônio Jorge da Silva e José Marcos Santos de Almeida.
Também estiveram presentes à solenidade, representando o senador Eduardo Girão, o assessor parlamentar Tiago Almeida, e a presidente da Associação de Esposas de PMs, Nina Carvalho.
JM/LF