O debate, que atende solicitação do presidente do colegiado, o deputado Delegado Cavalcante (PSL), vai acontecer no Memorial Padre Cícero. Conforme o parlamentar, desde o início de 2019, o Ceará trava guerra contra facções criminosas. Para tanto, o Governo Federal autorizou envio de mais de 400 agentes da Força Nacional de Segurança, visando ao combate ostensivo.
Entretanto, segundo Delegado Cavalcante, com a saída do reforço militar para ações em outras unidades da federação, resta a dúvida sobre a possibilidade de novas transgressão à ordem e à segurança da população cearense.
“Cabe serem discutidos também os casos não relacionados ao crime organizado. Cresce a preocupação com as ocorrências contra as mulheres e crianças, cujas ações de combate devem ser devidamente claras e bem divulgadas, no intuito de reverter essa realidade de violência e possibilitar o acolhimento das vítimas após dessas ocorrências atrozes”, afirma o parlamentar.
Delegado Cavalcante destaca também que “é fundamental entender sobre os aspectos gerais da política de segurança pública proposta para todas as regiões do estado, bem como conflitá-la com as reais demandas da sociedade”.
Foram convidados para o debate os deputados André Fernandes (PSL), Soldado Noelio (Pros) e Nelinho (PSDB); o diretor do Departamento de Policiamento do Interior (região sul), delegado Ricardo Pinheiro; o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Cariri, major Luciano Rodrigues, e o comandante da Guarda Municipal, major Cícero Ricardo.