O deputado Marcos Sobreira (PDT) assinalou que o turismo cearense é sempre bem visto e é um dos destinos conhecidos e cotados pelos turistas, além de contar com também nativos que gostam de explorar as belezas oferecidas pelo Estado. “Recebemos anualmente turistas do mundo inteiro para conhecer e aproveitar as belezas cearenses e Fortaleza é uma das cidades mais elogiadas e desejadas para destinos de férias”, apontou.
O parlamentar lembrou ainda que o País passa por dificuldades econômicas, o que faz com que as pessoas tenham receio de gastar com viagens. “Sei que muitos cearenses e fortalezenses preferiram ficar na cidade pela falta de recursos, porém podemos ver isso com bons olhos, já que traz investimentos para a Capital e Estado, e não deixa a desejar em questão de aproveitar as belezas, praias e demais atrações oferecidas”, enfatizou.
Para a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) a maioria das pessoas opt a por ficar na cidade e não viaja pela falta de recursos. “O nosso Estado atravessa momentos difíceis e muitas pessoas não têm condições de viajar nas férias. O lado bom é que Fortaleza tem muitas atrações para a população aproveitar o período de descanso”, explicou.
A parlamentar também lembrou que o turismo em Fortaleza é grande e favorável para a economia. Para ela, a capital cearense dispõe de bons atrativos para os nativos. “Ultimamente podemos perceber uma ocupação maior dos espaços públicos da cidade como praças e quadras de esportes. Essa é uma opção de programação boa para as famílias que não querem gastar e que é favorável para a nossa Capital já que a ocupação desses espaços, contribui para o crescimento do Município e diminuição da violência, por exemplo”, disse.
O secretário de turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, assinalou que enquanto os índices de turismo do País e de outros estados se estabilizam ou estão caindo, os índices cearenses permanecem em crescente constante.
“Tivemos aumento de 102% na quantidade de passageiros internacionais em um ano; incremento de 6,6% no índice de atividades turísticas em 2018, melhor resultado do Brasil; crescimento de 68% na oferta de voos e 60% na oferta de assentos em 2019, o maior do País”, informou.
Para o secretário esse resultado é devido ao intenso trabalho do Ceará em acordos e expansão do turismo. “Estamos começando a colher os frutos de anos de negociações com companhias globais e do trabalho de divulgação do destino nos mercados prioritários”, salientou.
GM/LF