Home Destaques Aleitamento materno em pauta na Comissão de Infância e Adolescência

Aleitamento materno em pauta na Comissão de Infância e Adolescência

por Tribuna Regional
0 comentário
Aleitamento materno em pauta na Comissão de Infância e Adolescência
A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa recebe, nesta quinta-feira (29/08), às 8h30, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado, as assessoras técnicas da Área da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ritemeia Mesquita e do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac) da Secretaria de Saúde do Estado,  Sandra Luna. A reunião será no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

“Vamos deliberar, como de costume, requerimentos e projetos e, em seguida, as técnicas abordarão na Comissão o tema da amamentação, tão importante na primeira infância”, destaca a presidente da colegiado, deputada Érika Amorim (PSD).

A parlamentar lembra que o Agosto Dourado simboliza uma campanha social pela maior consciência de mães e pais – tanto antes como após a gestação – e a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. “A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é baseada na semana do aleitamento materno, realizada de 1º a 7 de agosto”, reforça.

As convidadas, informa a deputada, deverão falar sobre as ações em âmbito municipal e estadual. Segundo Érika Amorim, os bancos de leite, além de receberem doação para recém-nascidos internados, oferecem também informação para as puérperas.

A parlamentar lembra que o leite materno não só fornece os nutrientes necessários ao crescimento da criança como tem substâncias capazes de protegê-la contra infecções. “Devido ao seu papel fundamental no desenvolvimento da criança, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) orientam que as mães alimentem seus filhos até o sexto mês de vida somente com o leite materno”, destaca.

O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, certificadas pelo Ministério da Saúde. Em 2018, o Ceará coletou 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.

Quatro hospitais da rede pública – Hospital Geral Doutor César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral – contam com bancos de leite humano. Juntos, coletaram 3.688 litros no ano passado, cerca de metade do que foi doado no Ceará.

As reuniões ordinárias da Comissão da Infância e Adolescência acontecem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 8h30, no Complexo de Comissões da Casa. Com a presidência de Érika Amorim, a comissão é composta ainda pelos deputados Augusta Brito (PCdoB, vice-presidente), Queiroz Filho (PDT), Elmano Freitas (PT) e Apóstolo Luiz Henrique (PP).Da Redação/com Assessoria

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados