Home Iguatu URCA de Iguatu comemora 15 anos com colação de grau para 105 formandos

URCA de Iguatu comemora 15 anos com colação de grau para 105 formandos

por Tribuna Regional
0 comentário
URCA de Iguatu comemora 15 anos com colação de grau para 105 formandos

Nos 15 anos de aniversário da Unidade e Descentralizada de Iguatu, da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada colação de grau para 105 novos profissionais formados pela instituição. A solenidade foi presidida pelo Reitor Francisco do O’ de Lima Junior, e realizada na última quinta-feira, 5. Na sexta-feira, dia 6, a unidade completou 15 anos.

A direção da UD comemorou a data com parabéns de aniversário, por toda a equipe a administração superior da universidade, professores, Pró-Reitores, e o Vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento Oliveira. As comemorações também contam com a exposição A URCA abrindo as portas para o Futuro, que estará na unidade até o dia 30 de setembro. Somente no primeiro dia, participaram da visitação à exposição, cerca de 2 mil alunos, principalmente da rede pública de ensino.

A Unidade Descentralizada de Iguatu já formou em seus quadros 1.350 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho da região centro-sul. Todo o histórico de lutas e conquistas foi enfatizado durante a colação de grau. Na ocasião, a Diretora da Unidade, Natália Bastos, destacou a trajetória da URCA em Iguatu e o seu papel diante da transformação da vida das pessoas e da cidade.

Os primeiros anos da instituição no centro-sul do Estado foram vivenciados no Colégio São José. Atualmente funciona no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. A unidade foi criada em setembro do ano de 2014. Durante a Colação de Grau, foram 30 formandos do curso de Direito; 39 da Enfermagem, 23 do curso de Educação Física, e 15 alunos da Economia.

A colação de grau teve como orador Tales Araújo, que compartilhou a leitura com a aluna Andreia Pinheiro, além da paraninfa, Marília Sousa Castro. Eles destacaram os anos de resistência da instituição que tem alcançado grandes resultados. Destacaram a importância da URCA na região sul e centro sul, inclusive capitaneando projetos de reconhecimento internacional, como o Geopark Araripe, que traz a chancela da Unesco.

Na solenidade, também estiveram presentes o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Professor Dr. João Luís do Nascimento Mota, os Pró-Reitores de Ensino de Graduação, Ana Maria Parente Garcia Alencar; de Extensão, Sandra Nancy Ramos Freire, adjunto de Assuntos Estudantis, Hudday Mendes.

O Reitor Lima Júnior lembrou do Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da URCA, que deu início ao processo de fortalecimento das Unidades Descentralizadas. Ele traçou a relevância da trajetória da UD de Iguatu, e a contribuição dos reitores que passaram pelo cargo, a exemplo de Plácido Cidade Nuvens, que trouxe a gratuidade, além da Professora Otonite Cortez e o Professor Patrício Melo. Ele ainda ressaltou a necessidade dos avanços, e acima de tudo, a comemoração dessa grande vitória da universidade.

Professora Natália Bastos lembrou que em 2007, Plácido Cidade Nuvens extinguiu as taxas cobradas aos estudantes. Mais de 60% dos alunos da UD de Iguatu são oriundos de escolas públicas. “Esta cerimônia de colação é uma forma de resistência aos desmandos da educação e da ciência na atual conjuntura nacional. A URCA reafirma a sua responsabilidade de avançar, inovar e incluir, estabelecendo condições propícias para uma verdadeira revolução social”, disse ela.

Ela ainda afirmou a necessidade de avançar para um espaço mais acessível e caminhar na perspectiva de mais inclusão na Universidade. “Temos os melhores cursos do entorno regional, com profissionais contribuindo para o crescimento das cidades e desenvolvimento das populações”, disse. Ela cita como exemplo os profissionais do Direito com maior nível de aprovação na OAB, a inserção dos enfermeiros nos serviços de atendimento básico à população e equipamentos de saúde, qualificando os atendimentos, concluindo a sua fala com a luta da URCA pela efetivação dos professores da unidade, por meio de concurso.

O Deputado estadual Marcos Sobreira, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, parabenizou os formandos e disse que é muito importante a qualificação para o mercado de trabalho. Ele agradeceu ao curso de Direito pelo convite para ser o patrono da turma.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados