Nos 15 anos de aniversário da Unidade e Descentralizada de Iguatu, da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada colação de grau para 105 novos profissionais formados pela instituição. A solenidade foi presidida pelo Reitor Francisco do O’ de Lima Junior, e realizada na última quinta-feira, 5. Na sexta-feira, dia 6, a unidade completou 15 anos.
A direção da UD comemorou a data com parabéns de aniversário, por toda a equipe a administração superior da universidade, professores, Pró-Reitores, e o Vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento Oliveira. As comemorações também contam com a exposição A URCA abrindo as portas para o Futuro, que estará na unidade até o dia 30 de setembro. Somente no primeiro dia, participaram da visitação à exposição, cerca de 2 mil alunos, principalmente da rede pública de ensino.
A Unidade Descentralizada de Iguatu já formou em seus quadros 1.350 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho da região centro-sul. Todo o histórico de lutas e conquistas foi enfatizado durante a colação de grau. Na ocasião, a Diretora da Unidade, Natália Bastos, destacou a trajetória da URCA em Iguatu e o seu papel diante da transformação da vida das pessoas e da cidade.
Os primeiros anos da instituição no centro-sul do Estado foram vivenciados no Colégio São José. Atualmente funciona no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. A unidade foi criada em setembro do ano de 2014. Durante a Colação de Grau, foram 30 formandos do curso de Direito; 39 da Enfermagem, 23 do curso de Educação Física, e 15 alunos da Economia.
A colação de grau teve como orador Tales Araújo, que compartilhou a leitura com a aluna Andreia Pinheiro, além da paraninfa, Marília Sousa Castro. Eles destacaram os anos de resistência da instituição que tem alcançado grandes resultados. Destacaram a importância da URCA na região sul e centro sul, inclusive capitaneando projetos de reconhecimento internacional, como o Geopark Araripe, que traz a chancela da Unesco.
Na solenidade, também estiveram presentes o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Professor Dr. João Luís do Nascimento Mota, os Pró-Reitores de Ensino de Graduação, Ana Maria Parente Garcia Alencar; de Extensão, Sandra Nancy Ramos Freire, adjunto de Assuntos Estudantis, Hudday Mendes.
O Reitor Lima Júnior lembrou do Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da URCA, que deu início ao processo de fortalecimento das Unidades Descentralizadas. Ele traçou a relevância da trajetória da UD de Iguatu, e a contribuição dos reitores que passaram pelo cargo, a exemplo de Plácido Cidade Nuvens, que trouxe a gratuidade, além da Professora Otonite Cortez e o Professor Patrício Melo. Ele ainda ressaltou a necessidade dos avanços, e acima de tudo, a comemoração dessa grande vitória da universidade.
Professora Natália Bastos lembrou que em 2007, Plácido Cidade Nuvens extinguiu as taxas cobradas aos estudantes. Mais de 60% dos alunos da UD de Iguatu são oriundos de escolas públicas. “Esta cerimônia de colação é uma forma de resistência aos desmandos da educação e da ciência na atual conjuntura nacional. A URCA reafirma a sua responsabilidade de avançar, inovar e incluir, estabelecendo condições propícias para uma verdadeira revolução social”, disse ela.
Ela ainda afirmou a necessidade de avançar para um espaço mais acessível e caminhar na perspectiva de mais inclusão na Universidade. “Temos os melhores cursos do entorno regional, com profissionais contribuindo para o crescimento das cidades e desenvolvimento das populações”, disse. Ela cita como exemplo os profissionais do Direito com maior nível de aprovação na OAB, a inserção dos enfermeiros nos serviços de atendimento básico à população e equipamentos de saúde, qualificando os atendimentos, concluindo a sua fala com a luta da URCA pela efetivação dos professores da unidade, por meio de concurso.
O Deputado estadual Marcos Sobreira, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, parabenizou os formandos e disse que é muito importante a qualificação para o mercado de trabalho. Ele agradeceu ao curso de Direito pelo convite para ser o patrono da turma.