A convidada conversa com a jornalista Janaína Gouveia sobre a infância, vida em família, estudos e a tragédia que quase tirou sua vida, ao ser vítima de um tiro disparado pelo ex-marido.
A história foi contada em um livro, publicado em 1994, “Sobrevivi… posso contar…”. O relato serviu de instrumento para denunciar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). A revelação resultou na condenação internacional do Brasil, pela tolerância e omissão estatal, devido à maneira como eram tratados os casos de violência contra a mulher pela Justiça brasileira.
Após a repercussão do caso, uma proposta de lei foi encaminhada para o Congresso Nacional e, em agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva a Lei n 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha.
O Núcleo de Documentários é coordenado por Ângela Gurgel, que também sonorizou e finalizou o programa, pelas jornalistas Ana Célia Oliveira, Janaína Gouveia e pelos profissionais de audiovisual Vinicius Augusto Bozzo e Marcelo Alves. As imagens são do cinegrafista Maurício Cavalcante, com apoio da MT Vídeo. A edição do programa é de Vinicius Bozzo, videografismos de Daniel Cardoso e fotografia de Máximo Moura.
A reprise do programa vai ao ar no domingo (17/11), a partir das 22h.