O curta é parte do documentário “Consigo”, que estreia na programação da TV Assembleia no próximo sábado (07/12). O documentário conta histórias de pessoas que abriram mão de uma vida comum em sociedade para experimentar um propósito maior: ter paz e viver as suas próprias realidades. Nele, estão três personagens: Irmão Emanuel, da Comunidade Sagrada Mariana Oásis da Paz; Maria Alacoque, advogada, aposentada, moradora do Lar Torres de Melo, e Marcos Natureza, aposentado do Banco do Estado do Ceará.
A história de Marcos Natureza, particularmente, ficou tão interessante que o Núcleo de Documentários decidiu inscrevê-lo, na categoria curta-metragem, em diversos festivais de cinema nacionais e extrangeiros.
“No documentário completo, temos histórias surpreendentes e emocionantes de pessoas que optaram pela reclusão e me sensibilizaram. Talvez a vida dessas pessoas emocione o público também”, justifica o videomaker Marcelo Alves, que foi um dos idealizadores do documentário, ao lado da coordenadora do Núcleo de Documentários da TV, Angela Gurgel. A edição é de Vinicius Augusto Bozzo, as artes são de Daniel Cardoso e imagens de Marcelo Alves e Salomão Costa. O filme conta ainda com a música “Relógio do Mundo”, do compositor cearense Cristiano Pinho.
As gravações foram realizadas durante vários dias com cada personagem, com o objetivo de acompanhar as suas rotinas, seus pensamentos, seus aprendizados e lições de vida.
O documentário “Consigo” tem reprise no domingo (08/12) às 22 horas. O Núcleo de Documentários é composto ainda pelas jornalistas Ana Célia de Oliveira e Janaína Gouveia.
Da Redação