As reportagens destacam o aparecimento do óleo, que, segundo análises da Petrobras, é petróleo cru extraído da Venezuela. Cerca de 110 animais marinhos morreram em decorrência da contaminação, além de 159 encontrados cobertos pela substância espessa.
Após mais de quatro meses, ainda não há uma resposta sobre quem é o responsável pelo derramamento de óleo que atingiu o litoral. Esse foi um desastre inédito no Brasil, que pôs em risco também a saúde dos inúmeros voluntários que trocaram as roupas de banho por equipamentos para auxiliar na limpeza das praias e dos animais.
A matéria aborda também as ações de enfrentamento à contaminação, como as de prevenção desenvolvidas no Ceará; as consequências no cotidiano de quem depende do mar para sobreviver, como pescadores, marisqueiros e o setor do turismo, importante para a economia da região. Especialistas e representantes de entidades e órgãos ligados ao meio ambiente dos estados darão um panorama de como está a situação ambiental nos pontos atingidos e comunidades pesqueiras.
Com produção de Suely Frota e reportagem de Cibele Couto, a série de reportagens será exibida durante o Jornal Assembleia, até a sexta-feira (10/01), a partir das 18h30. Além do Ceará, a equipe percorreu os estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas para mostrar as consequências do desastre.
GS/AT