Segundo José Sarto, a verba foi destinada por cada um dos 46 deputados por meio do Programa de Cooperação Federativa (PCF) – a chamada emenda parlamentar – para a contribuição no combate e prevenção da pandemia da Covid-19. “Esse recurso está sendo usado para a aquisição de respiradores, que estão chegando nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Essa é uma de diversas contribuições que a Casa está dando para combater a pandemia”, explicou.
O deputado assinalou que, em breve, deve haver uma prestação de contas de quanto foi dirigido para cada equipamento, garantindo a transparência na aplicação de recursos. “De maneira segregada, quando oportuno, gostaríamos de mostrar quanto foi destinado para respirador, insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos”, disse.
O parlamentar ressaltou também que o Ceará é o estado do Brasil que mais construiu leitos de UTI durante a pandemia do coronavírus. “São quase 600 leitos, além dos leitos de enfermaria para atender pacientes com o vírus, e tanto a Prefeitura de Fortaleza como o Governo do Estado adquiriram equipamentos entre respiradores e insumos comprados com recursos destinados pelos deputados”, apontou.
O presidente José Sarto lamentou ainda a morte da amiga Alice Veras Martins, servidora do Gonzaguinha da Barra do Ceará. “Conheci a dona Alice quando fui plantonista do Gonzaguinha. Era uma pessoa marcante. Sempre buscava ajudar todos. Quero me solidarizar com toda a família dela neste momento de luto”, afirmou.
Sarto também deu boas-vindas ao deputado Manoel Duca (PDT), que volta da suplência em substituição ao deputado Tin Gomes (PDT), que tirou licença para interesse particular.
GM/LF