Ampliar o acesso à testagem para diagnóstico da Covid-19 é uma das ações do Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para identificar a circulação do vírus e estabelecer estratégias para diminuir a disseminação da doença. A população tem acesso ao exame nos Centros de Testagem da Praça do Ferreira e de Maracanaú, nos drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Shopping Riomar Kennedy. Foram 10.857 mil exames coletados nesses quatro serviços gratuitos.
Nos locais de testagem são realizados exames de biologia molecular RT-PCR. Feito por meio de amostras coletadas das secreções do fundo do nariz, por meio de introdução de um swab (cotonete), o exame é capaz de detectar a presença do vírus no organismo.
Atendimento
Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferente. Nos Centros de Testagem, situados na Praça do Ferreira e Maracanaú, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame, bastando portar documento com foto. Nos dois serviços foram realizados 3.471 testes. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, e tem capacidade para realizar até 200 testes por dia.
As amostras coletadas nos Centros de Testagem são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital.
Já o atendimento no sistema drive-thru, situados no HGF e no Shopping Riomar Kennedy, seguem protocolo diferente. Os exames são voltados para as pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus e precisam ser agendados. A marcação é feita pelo Saúde Digital ou Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará.
A abertura de novas vagas acontece semanalmente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Os dois serviços já realizaram, até sexta-feira (28), 7.386 testes. Caso não possa comparecer no dia e horário agendados, o usuário deve cancelar a marcação para ceder a vaga a outra pessoa. O resultado do teste sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo site Saúde Digital.
Rede particular
No decreto nº 33730 que delibera sobre os municípios que já cumpriram a Fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, fica estabelecido o retorno, em 1º de setembro, das escolas privadas de Educação Infantil (creche e pré-escola).
Neste protocolo, a Sesa é responsável pelo treinamento dos representantes da rede privada de ensino, por distribuir os insumos necessários para a realização dos exames e pela análise das amostras.
Foram repassados mais de 6 mil kits para a testagem. Destes, 2.790 coletas foram feitas nas unidades particulares, somente no último final de semana.