Home Destaques Companhia de Bombeiros da AL alerta para risco de incêndios no interior do CE

Companhia de Bombeiros da AL alerta para risco de incêndios no interior do CE

por Tribuna Regional
0 comentário
Companhia de Bombeiros da AL alerta para risco de incêndios no interior do CE
O Governo do Estado decretou, no fim do mês de julho, pela primeira vez na história, estado de emergência ambiental, visando ao combate a incêndios florestais, sobretudo em unidades de conservação. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e é válida até janeiro de 2021.

No Ceará, mais de 90% dos focos de incêndio florestal ocorre no período de julho a dezembro. Em entrevista à rádio FM Assembleia, o tenente-coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, explica que cerca de 70% da vegetação cearense possui alto risco de incêndio. No entanto, segundo ele, com conscientização e prevenção, é possível evitar as queimadas.

“Nunca jogar resto de cigarro em local onde haja vegetação, pior ainda se essa vegetação estiver seca. Estando em viagem, evite jogar lixo pela janela do carro, pois esse lixo poderá servir de alimento para o fogo. Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente vegetação seca. O melhor é fazer perto de um rio, observando o sentido do vento, com cuidado para que as centelhas dessa fogueira não possam iniciar um incêndio florestal”, recomenda.

Ele aconselha ainda não soltar balões, não usar fogo para queimar lixo ou para limpeza de plantação e não fazer queimadas, a fim de não matar a Caatinga e preservar a natureza.

Também neste ano, o Corpo de Bombeiros lançou a Operação Floresta Branca, com foco na proteção contra incêndios. Em razão da pandemia, a corporação não pode fazer trabalho corpo a corpo com a população, e todas as informações e alertas são feitos por outros canais, como as redes sociais.

 

OCORRÊNCIAS

Entre os dias 30 e 31 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado para 15 ocorrências de incêndios na região de Sobral. Ao todo, foram 12 casos em vegetação, dois em monturo (fogo em lixo) e uma ocorrência em uma edificação no centro do município. Com a escassez de chuvas no Estado, a mata tende a ficar mais seca, tornando o local mais propício ao alastramento das chamas.

Uma área de vegetação próxima a duas comunidades de Canindé foi atingida por um incêndio na noite da última terça-feira (01/09). As chamas altas provocaram a formação de uma extensa nuvem de fumaça e chegaram próximo das casas, mas ninguém precisou evacuar a área e não houve feridos.

BD/CG

Informações adicionais

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados