A produção destaca a vida e obra do escritor cearense, nascido na cidade de Senador Pompeu em 1914, e considerado um dos maiores contistas do Brasil a partir de fatos de sua vida revelados pela família e de depoimentos de professores como José Lemos Monteiro (UECE), José Aires de Castro Filho (UFC), Sânzio de Azevedo (UFRJ).
O escritor, que morreu em Fortaleza em 1994, escreveu livros como Vidas Marginais (1949), Portas Fechadas (1957), As Vozes do Morto (1963), Dizem que os cães vêem coisas (1987), entre outros.
O programa Arquivo.Doc é apresentado pela jornalista Janaína Gouveia. Conta com direção de fotografia de Vinícius Augusto Bozzo, edição de imagens de Daniel Cardoso e coordenação de Ângela Gurgel. O Núcleo de Documentários da TV Assembleia é composto ainda pela jornalista Ana Célia de Oliveira e o videomaker Marcelo Alves.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, a TV Assembleia está disponível pelos canais 31.1 e 7.3 (digital). Já em Sobral, pelo canal 31.1 e, em Juazeiro do Norte, pelo canal 7.3.
SA/LF