O pacto reúne diversos setores da sociedade para sensibilizar a população para o tema. As entidades irão debater estratégias e somar forças para ampliar o cadastro de vacinação e conscientizar a população de que a pandemia não acabou. Durante a reunião, os parceiros se prontificaram a ajudar no cadastro da vacinação dos cearenses na plataforma Saúde Digital. “O grupo de representantes das 15 instituições que integra esta grande força-tarefa decidiu iniciar a estratégia pela criação de uma campanha de massa, bem como a busca ativa pelo público que precisa se vacinar e que, por algum motivo, não conseguiu receber o imunizante, tomar a segunda dose ou até mesmo se cadastrar. Alguns dos nossos parceiros já se disponibilizaram a ajudar com pontos e caminhões para irem ao encontro desse público”, destacou o presidente Evandro.
Evandro Leitão falou ainda sobre o número de óbitos no Ceará desde o início da pandemia do novo coronavírus em março do ano passado. “Aqui no Estado já tivemos mais de 22 mil mortos, 22 mil pessoas que perderam suas vidas, seus projetos e que deixaram famílias dilaceradas”, lamentou. O presidente alertou sobre a mobilização para evitar o aumento de casos e consequentemente, o retrocesso das atividades econômicas. “É importante entendermos que a pandemia ainda não passou. A mobilização passa pela prevenção e a sensibilização de toda a população cearense”, destacou o parlamentar.
Participaram do primeiro encontro a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), a Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MP-CE), a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Ordem dos Advogados do do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Também participaram da reunião os deputados Antonio Granja (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Osmar Baquit (PDT), Salmito (PDT) e Renato Roseno (Psol).
Os representantes das entidades irão se reunir mensalmente para debater estratégias e alinhar os próximos passos do Pacto para debater políticas públicas e ações para a saúde do povo cearense.
JI/LF/AT/Com Assessoria