Durante o mês, a Casa realizará uma série de atividades envolvendo parlamentares e servidores em ações para fortalecer o cuidado preventivo junto à população.
Além de solenidades, seminários virtuais, panfletagem e plantões de atendimento especializado, foi também elaborada uma cartilha para a realização de oficina com adolescentes de escolas públicas do interior do Estado.
Serão visitados os municípios de Quixadá, Caucaia, Baturité, Sobral, Maracanaú, Aracati, Aquiraz, Horizonte, Morada Nova, Cascavel e Fortaleza.
Na quarta-feira (08/09), a AL realiza a abertura do Setembro Amarelo e inicia os atendimentos psicológicos do Plantão Acolher Amarelo, que segue até 29 de setembro sempre às quartas-feiras, das 9h às 13h.
Já na quinta-feira (09/09) acontece a panfletagem e distribuição de lacinhos amarelos com a participação de deputados e servidores da Casa. Na sexta-feira (10/09), será realizada a solenidade do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A partir do dia 13 de setembro, começam as oficinas nos municípios do interior do Estado que seguem até dia 30 de setembro. No dia 14/09, a programação conta com ações direcionadas ao servidor do Legislativo, como o webinar “Suicídio: prevenção e posvenção frente ao suicídio”.
A programação segue com a oficina “Alegria de Viver”, com moradores da comunidade do Pio XII, no dia 15/09. Dia 16/09, haverá o lançamento do livro “Depressão e Suicídio”. Dia 21/09 será o webinar “A perspectiva sistêmica diante do comportamento suicida”, enquanto no dia 27/09 ocorre a roda de conversa “Você se foi e eu fiquei – Um olhar para o luto pós-suicídio”.
No dia 28/09 será a vez do webinar “O agravo da solidão na pessoa idosa e as consequências para a cognição” e, no mesmo dia, serviço de atendimento especializado ao público idoso.
No dia 29/08 haverá o grupo psicoeducativo “Trabalhando com prevenção: como identificar sintomas depressivos e ansiosos”.
Setembro Amarelo é uma iniciativa direcionada à prevenção do suicídio de envolvimento internacional, com o objetivo de oferecer intervenção preventiva a grupos vulneráveis com amparo e conscientização de jovens e adolescentes acerca da luta contra o suicídio e da defesa dos cuidados relacionados à saúde mental.
A mobilização na Assembleia Legislativa é realizada pelo Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, Célula de Psicologia e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).
O objetivo é oferecer estratégias para o reconhecimento de emoções, autocuidado, prevenção à autolesão, comunicação não violenta, formas de solicitar ajuda e possibilidades de atendimento.
GM/CG