Na última segunda-feira (6), véspera do Dia da Independência, o Governo do Ceará assinou uma ordem de serviço que levará água na torneira para as comunidades rurais de Bebida Nova e Inchuí, localizadas no município de Crateús.
A obra do Projeto São José III beneficia 169 famílias do campo e conta com um investimento de R$ 1.031.795,41. Os recursos são de um acordo de empréstimo entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial.
A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Crateús e contou com as presenças da secretária especial do governador Camilo Santana, Janaína Farias; do secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; e do prefeito Marcelo Machado. Além deles, também participaram do evento os deputados estaduais Jeová Mota, Walter Cavalcante e Queiroz Filho, além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.
“Há doze anos sonhamos com isso: vimos a primeira etapa sendo realizada e graças a Deus agora seremos bem atendidos por esse projeto”, explica a presidente da Associação de Inchuí, Cícera Paulino. Segundo ela, há algum tempo atrás o “sofrimento” era grande e as famílias da comunidade dependiam do caminhão-pipa para realizar as tarefas de casa.
“A orientação do nosso governador Camilo Santana é sempre priorizar o abastecimento d´água para as comunidades rurais”, frisou a secretária especial ao cobrar celeridade na execução da obra. Dentre as ações do governo estadual no município, Janaína Farias destacou as obras da Ladeira dos Tucuns e do Realejo, a instalação do SAMU na cidade e a reforma do hospital municipal.
Para o secretário De Assis Diniz, a entrega do sistema de abastecimento d´água representa qualidade de vida e cidadania para a população rural. O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário destacou ainda os investimentos assegurados pelo governador Camilo Santana para realização dos projetos São José IV, Malha d´Água e Águas do Sertão e as sanções das leis de Regularização Fundiária e Política de Mecanização Agrícola.
“Este momento de hoje representa que Crateús sempre estará presente no investimento público enviado pelo Governo do Ceará e apaga um pouco a tristeza por estarmos atravessando este período da pandemia. Este momento acende a esperança para que venham outras obras de abastecimento para o município e para que seja concluída a obra de saneamento da nossa cidade”, conclui o prefeito.
Projeto de Peixamento
No mesmo dia, o Governo do Ceará realizou a entrega de 40 mil alevinos de tilápia e 20 mil alevinos de tambaqui nos principais açudes e barragens públicas de Crateús. A ação representa apenas uma parcela dos cinco milhões de alevinos que serão distribuídos até março do próximo ano pelo Projeto de Peixamento. A expectativa é gerar uma produção 1,225 toneladas de peixe por ano e R$ 6 milhões de negócios rurais.
“No intuito de gerar ocupação e renda aos pescadores artesanais, o Governo aposta no Peixamento dos Reservatórios Públicos e estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira. Com isso, ganha todo o Ceará e toda a nossa economia é movimentada: desde as camadas sociais mais carentes até aquelas com mais recursos que compram esse produto e retroalimentam a economia local”, finaliza o secretário De Assis.
Texto: Erivelton Celedônio e André Gurjão