s ações da campanha do Setembro Amarelo, da Assembleia Legislativa do Ceará, chegarão a diversos municípios cearenses ao longo deste mês, em que há uma mobilização com foco na prevenção do suicídio e na importância do cuidado com a saúde mental.
As atividades começam nesta segunda-feira (13/09), às 9h, em Baturité, e seguem para as cidades de Caucaia (14/09), Quixadá (15/09), Morada Nova (16/09), Sobral (20/09), Horizonte (22/09), Maracanaú (27/09), Cascavel (28/09) e Aquiraz (29/08), além de Fortaleza.
Em cada município, a Assembleia promoverá a Oficina Despertar, que trata da temática da prevenção ao suicídio e tem como público-alvo adolescentes de 14 a 19 anos, estudantes de escolas públicas das cidades visitadas.
As oficinas serão realizadas por servidores de três núcleos vinculados ao Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da AL: Núcleo de Saúde Mental, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos e Núcleo de Práticas Sistêmicas Restaurativas.
Foi desenvolvida ainda a cartilha “Oficina Despertar”, lançada em evento virtual nesta sexta-feira (10/09), que apresenta informações sobre questões relevantes para a saúde mental, como autoconhecimento, resiliência, comunicação, relacionamentos, identificação de sentimentos e emoções e as formas de pedir ajuda.
A cartilha, publicada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), está disponível no site oficial do Poder Legislativo.
A programação da AL da campanha do Setembro Amarelo conta também com a articulação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio.