O parlamentar assinalou que a Itinerante é uma oportunidade de o Legislativo se aproximar das demandas do povo e de levar para o interior os serviços da Casa e de seus parceiros. “Essa é a terceira edição da Assembleia Itinerante e me alegro de poder estar nessa região importante, onde a população está podendo se apropriar do que é feito na AL e conhecer mais os seus representantes”, disse.
O deputado destacou que são diversas atividades promovidas na Assembleia Itinerante, entre elas, feira de serviços, que fortalece o papel social da Casa; festival de arte e cultura, que revela e promove artistas locais e valoriza a cultura, além da sessão plenária, que reforça o diálogo democrático. “Estamos em um movimento de descentralização da Casa. É necessário sair do nosso prédio sede para perto de onde ocorrem as principais demandas e questões do interior do Estado, para ficarmos atentos a todos os municípios e suas necessidades”, salientou.
A aproximação da Casa com os municípios precisa ser constante, segundo ressaltou Evandro Leitão. “Além de legislar e fiscalizar, a Assembleia tem a necessidade de ouvir as demandas da população. Somos representantes de todas as regiões cearenses e precisamos estar abertos às demandas do povo e de seus representantes”, frisou.
O parlamentar pontuou os avanços no Estado e investimentos recebidos. Em São Benedito, foi implantada a sede do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), com novos veículos, fardamentos e equipamentos de proteção, além de sistema de videomonitoramento para reforçar o trabalho policial. Na área da educação, foram R$14 milhões de investimentos estaduais convertidos em instituições de educação, escola indígena, escola de tempo integral e entrega de tablets para os alunos. O município também foi beneficiado com a construção de uma areninha e com obras de requalificação nas rodovias.
“O Ceará avançou muito e permanece buscando melhorias para a população de todos os 184 municípios. Na Casa, temos o compromisso dos parlamentares com a transformação social, por meio de projetos e demandas que buscam melhorias na qualidade de vida das famílias cearenses e investimentos em todas as áreas, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
O presidente da AL ressaltou ainda questões ligadas ao litígio entre Ceará e Piauí, por meio de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2011, e prevê uma reconfiguração territorial que envolve municípios na região da Serra da Ibiapaba.
Evandro Leitão explicou que a Assembleia criou o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Estado do Ceará, que debate, pesquisa e defende junto ao STF os interesses do Ceará.
PREFEITO