Iniciando o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), agradeceu a TredsCE pela parceria no desenvolvimento do Move CE e explicou qual o objetivo da plataforma. “Com cerca de 60% da população cearense já vacinada e a queda do número de casos da Covid-19, torna-se ainda mais urgente pensarmos soluções e estímulos para fortalecer a economia do nosso Estado, que foi fortemente impactada com as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento do vírus. O Move CE representa essa articulação entre o poder público e a iniciativa privada, ouvindo as demandas do setor produtivo, analisando dados e apontando caminhos possíveis para gerar emprego e renda para os cearenses”, salientou.
O presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, deputado Tin Gomes (PDT), lembrou que o Move CE tem como função ser uma ferramenta para pensar o Ceará pós-pandemia. “Nos debruçaremos sobre dados já existentes que precisam ser repensados após a pandemia, levando em conta as particularidades do setor produtivo das 14 regiões cearenses, no intuito de pensar soluções para fomentar a economia. E a Assembleia tem papel fundamental justamente em conduzir o diálogo entre o público e privado, disponibilizando todos esses estudos e ações nessa plataforma”, sintetizou.
Para o deputado Carlos Felipe (PcdoB), a ferramenta permitirá à Assembleia visibilizar e apoiar o setor produtivo cearense, seja por meio da elaboração e projetos ou mesmo nas emendas para o orçamento estadual. O secretário de Modernização e Inovação Pós-Pandemia, Célio Fernando, destacou o diálogo como principal característica da plataforma, sendo essa também umas das marcas do Governo Estadual. “Essa ferramenta será mais um elemento estrutural do nosso Estado, que já vem mostrando sua capacidade em pensar ações a médio e longo prazo. Não à toa somos o terceiro estado em maior volume de investimentos do País”, apontou.
O CEO da TrendsCE, Marcos André Borges, agradeceu à Assembleia por abraçar a iniciativa da plataforma e fazer a interlocução entre o poder público e a iniciativa privada. “A AL, com muita sensibilidade e visão futurística, topou a nossa ideia de ouvir o setor produtivo e tratar dos entraves de cada região. Sem dúvidas esse será um grande legado para o Governo do Estado”, ressaltou.
Apresentando a plataforma, a coordenadora do Move-CE, Mariana Chaves, ressaltou sua função de potencializar as vantagens naturais e geográficas do Estado, modernizando e implementando políticas públicas. “Vamos unificar os projetos que já estão ocorrendo no Estado numa plataforma interativa com foco nas seguintes ações: revisitar todos os projetos após a pandemia, escutar os principais agentes e atores estratégicos do Estado durante 14 encontros nas 14 macrorregiões, criar uma plataforma de comunicação para registro e monitoramento das ações e, por fim, mensurar os resultados alcançados”, elencou.
Participaram ainda do lançamento o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo André Holanda, entre outras autoridades.
LA/LF