Para conversar sobre o tema, o programa convidou o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Inácio Parente. Ele é empresário rural, preside o Sindicato Rural de Ubajara e é vice-presidente do Sistema FAEC-SENAR-SINRURAL. É fundador do Instituto de Desenvolvimento do Agronegócio da Ibiapaba (IDAGRI) e da Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba (ACAI).
Também participa do debate o agricultor familiar Raimundo Martins Pereira, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).
O programa conta ainda com a presença do agricultor Antônio Rodrigues de Amorim, presidente Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
A discussão sobre os desafios da assistência técnica em agropecuária no Ceará terá também a participação do deputado estadual Moisés Braz (PT). Eleito em 2014, o parlamentar foi trabalhador rural, iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê e foi coordenador regional e presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (FETRAECE). Na Assembleia Legislativa, o deputado defende pautas relacionadas a campo, como o fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, direitos dos trabalhadores rurais.
O programa “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” será exibido às 21h, pela TV Assembleia (canal 31.1), também na FM Assembleia (96,7MHz) e nas redes sociais da AL. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, sob a coordenação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e tem a mediação feita pelo jornalista Ruy Lima.
JM/CG