Home Iguatu Urca receberá fóssil brasileiro de 100 milhões de anos repatriado após ação do MPF

Urca receberá fóssil brasileiro de 100 milhões de anos repatriado após ação do MPF

por Tribuna Regional
0 comentário
Urca receberá fóssil brasileiro de 100 milhões de anos repatriado após ação do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) entregará à Universidade Regional do Cariri (Urca), nesta quarta-feira,11, o fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos que foi repatriado após ser retirado clandestinamente do país. A peça histórica é datada do período Cretáceo e estava sendo comercializada de forma ilegal, por meio de um site de leilões, na Itália. A devolução do espécime ao Brasil é resultado de procedimento instaurado pelo MPF em Juazeiro do Norte (CE), em 2020.

A partir desta quarta-feira, a peça passará a compor o acervo do Museu de Fósseis de Santana do Cariri, gerido pela Urca. O peixe fossilizado está avaliado em quase 3 mil euros (R$ 16 mil, aproximadamente) e sua origem é a Chapada do Araripe, no Cariri cearense.

O artefato recuperado pelo MPF pertence ao grupo de formação fóssil Santana, um dos principais sítios paleontológicos do mundo e reconhecidamente uma das jazidas fossilíferas com a maior diversidade de material excepcionalmente preservado. Na peça, por exemplo, é possível notar a riqueza de detalhes de tecido mole e até as escamas do peixe.

(*) com informações do MPF

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados