Para debater sobre o problema, que abrange 3 mil quilômetros quadrados de terras e cerca de 25 mil pessoas, Um Lugar de Fala recebe a presidente do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa, deputada estadual Augusta Brito (PT); o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Cleyber Nascimento de Medeiros, e a procuradora-geral do Estado, Camily Gomes Cruz.
A conversa conta ainda com participação das jornalistas Oona Quirino e Janaína Gouveia, que explicarão em detalhes esse conflito, cujas origens remontam ao período colonial, quando o Piauí – na condição de capitania do Maranhão – passou a requerer as terras da Missão da Ibiapaba, compreendidas em território cearense.
A ação judicial foi promovida pelo Piauí no ano de 2011, cabendo ao Supremo Tribunal Federal (STF) a palavra final sobre o conflito de terras. O litígio envolve, ao todo, 21 municípios, sendo 13 cearenses e oito piauienses.
Do lado do Ceará, estão em disputa Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. Já no Piauí, o conflito abrange os municípios de Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Pedro II, Buriti dos Montes, Piracuruca, São Miguel do Tapuio.
Com produção da jornalista Suely Frota, Um Lugar de Fala tem apresentação alternada entre as jornalistas Cibele Couto e Oona Quirino e participação das jornalistas Luciana de Andrade e Janaína Gouveia.
O programa é exibido às segundas-feiras, a partir das 9h10. A atração é reprisada na segunda-feira, às 22h; na quarta às 17h50, na sexta às 20h30 e no sábado às 22h.
BD/CG