Home Destaques Nova edição da revista Plenário aponta urgência na preservação da caatinga

Nova edição da revista Plenário aponta urgência na preservação da caatinga

por Tribuna Regional
0 comentário
Nova edição da revista Plenário aponta urgência na preservação da caatinga

Foto: Junior Pio

A segunda edição de 2022 da revista Plenário, publicação da Assembleia Legislativa do Ceará, chama a atenção para a necessidade de preservação da caatinga, única floresta 100% brasileira. A edição destaca ainda o projeto Move CE, a implantação do Selo Pet Friendly em Fortaleza e outros temas relevantes à sociedade.

A caatinga, apesar da fama de um ambiente seco e hostil, possui uma biodiversidade rica e singular, morada de diversas plantas e animais. Em épocas como o período de chuvas, quando o cinza dá lugar ao verde, o bioma revela-se um ambiente ainda mais acolhedor. Esse ecossistema, no entanto, vem sofrendo com a degradação causada pela ação humana e o aumento das queimadas. Nesta edição da revista, especialistas e estudiosos da caatinga apontam a necessidade urgente da conservação desse bioma para o meio ambiente.

A edição da revista Plenário mostra as novas instalações da Assembleia Legislativa com serviços voltados para os cearenses. Para democratizar ainda mais o acesso aos serviços públicos, o Edifício Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece) reúne diversos órgãos e instituições que prestam serviços à população, entre eles, a Casa do Cidadão, Escritório Frei Tito de Alencar, Comitê de Responsabilidade Social, Procon, Sala do Empreendedor e outros.

A publicação fala também da nova sede da Procuradoria Especial da Mulher, um espaço com núcleos de atendimento de instituições parceiras, como o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado, por meio da Rede Acolhe.

O projeto Move CE, parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, também é assunto da Plenário. A iniciativa busca revisitar importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir de encontros regionais realizados nas 14 macrorregiões cearenses.

Dois artigos de parlamentares são destaques na publicação. O deputado Queiroz Filho (PDT) aponta os avanços do Ceará na educação. Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) fala sobre os potenciais do Estado na geração de energias renováveis.

A publicação mostra também que cada vez mais estabelecimentos aceitam a entrada de animais de estimação, atendendo a uma demanda cada vez mais forte de tutores que não abrem mão de incluir os seus pets nas atividades do dia a dia. Nesse sentido, a Prefeitura de Fortaleza criou o Selo Pet Friendly, em setembro do ano passado, no intuito de criar um circuito pet na cidade com os estabelecimentos que recebem os bichinhos. O projeto e a avaliação de comerciantes e empresários que aderiram à ideia são temas de reportagem dessa edição.

A revista traz ainda histórias de pessoas adeptas e apaixonadas por cartas escritas à mão; mostra como estão as tradicionais galerias do Centro de Fortaleza e como estão esses espaços no Brasil e no mundo; o trabalho realizado pela Associação Beija Flor; a Lei Drink La Penha (Lei nº 17.816), em vigor no Ceará desde novembro de 2021; a importância dos cuidados na prevenção e controle da diabetes e os 80 anos do prédio que abriga a sede da Polícia Civil do Ceará.

A 63ª edição da Plenário pode ser conferida na íntegra através do link. As demais publicações da revista estão disponíveis no formato PDF no site da AL.

GS/CG

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados