O parlamentar afirma que a avicultura cearense tem um marco histórico referencial de antes e depois do surgimento da Associação Cearense de Avicultura. Na década de 1940, destaca ele, há registros de que Ruy de Morais Ataíde criava galinhas na cidade de Granja e, em 1950, o industrial e fazendeiro José Dias de Macedo também mantinha uma criação na Fazenda Coité, na Caucaia. Já nos anos de 1957, Antônio Edmilson Lima começou sua atividade avícola com uma pequena criação em Messejana.
“O desenvolvimento dessa atividade resultou na implantação da Granja Regina em 1965, quando foi dado início à comercialização de pintos de um dia, adquiridos da Granjas Branca e Guanabara, ambas do Rio de Janeiro, além de ovos e frangos. E esse foi o início da fase semi-industrial na avicultura cearense”, relembra.
Durante a cerimônia serão homenageados o presidente atual da Aceav, João Jorge Reis; os ex-presidentes José Alberto Costa Bessa Jr., Edgar Belchior Ximenes Jr., Carlos Matos Lima, Antônio Edmilson Lima Júnior, Antônio Cleber Uchoa Cunha, Roberto Soares Pessoa. Também in memoriam, os ex-presidentes Antônio Edmilson Lima, Wilson Gomes Carvalho e Jorio Almir da Escóssia.
Serão agraciados ainda, em reconhecimento pelos serviços prestados ao segmento, os representantes Francisco de Araújo Carneiro (Dico Carneiro), fundador da Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne); Antônio Airton de Araújo Carneiro, da Avine; Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos, da empresa Tijuca Alimentos; Afonso Carneiro, da Granja Abrigo, e José Ramos Torres de Melo Filho, da Cooperativa dos Avicultores do Ceará, entre outros.
LS/AT