A primeira matéria mostra como foram os primeiros pleitos no País, quem podia votar e os avanços do processo democrático ao longo das décadas.
Na segunda reportagem, o telespectador acompanha a implantação da urna eletrônica, que transformou o sistema eleitoral brasileiro em referência mundial em segurança, celeridade e transparência do pleito.
A terceira e última matéria aborda a desinformação e as fake news, que ameaçam a democracia brasileira pondo em dúvida a lisura do sistema de votação e a luta da Justiça Eleitoral, para levar ao eleitor a verdade sobre a segurança das urnas eletrônicas.
“Foi um processo muito prazeroso de elaboração dessa série, de estudar novamente a história do Brasil com um olhar muito mais amadurecido do que quando era estudante, além de conhecer a história do voto e da urna, com muitos detalhes que eu não fazia ideia. Chega a ser surpreendente como nosso sistema eleitoral era vulnerável e um alívio saber que hoje nossa democracia está fortalecida. Foi um trabalho de muita pesquisa, recontando a história com dados, personagens dessa época e especialistas”, informa a jornalista Cibele Couto.
Além das reportagens e edição de texto de Cibele Couto, a série contou com a produção da jornalista Suely Frota, imagens do cinegrafista Reginaldo Silva, edição de imagens Paulo André, edição de arte e drone de Daniel Cardoso e, no transporte da equipe, Félix Magalhães.
A série “O Voto no Brasil: construção e fortalecimento da Democracia” será exibida na TV Assembleia (canal 31.1) de quarta-feira (21/09) a sexta-feira(23/09), nos telejornais Primeiro Expediente, às 8h30, e Jornal Assembleia (18h50).
WR/CG