Home Destaques Comitê de Prevenção e Combate à Violência realiza 5ª Semana Cada Vida Importa

Comitê de Prevenção e Combate à Violência realiza 5ª Semana Cada Vida Importa

por Tribuna Regional
0 comentário
Comitê de Prevenção e Combate à Violência realiza 5ª Semana Cada Vida Importa
Seminário Cada Vida Importa Foto: Eduardo Barrosa

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência, criado pela Assembleia Legislativa do Ceará, inicia, na segunda-feira (07/11) as atividades da 5ª Semana Cada Vida Importa. A programação segue até 16 de novembro e envolve o lançamento de um suplemento especial do relatório do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, a exibição de documentários com rodas de conversa, seminário, exposição e audiências públicas em Fortaleza e outros municípios.

A Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa, inicia com a exposição “Memórias e vivências”, na segunda-feira, às 9h, na entrada do anexo III da Alece, localizado na avenida Pontes Vieira, nº 2300. A mostra apresenta a trajetória de sete anos do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, órgão criado no Legislativo estadual em dezembro de 2015. A abertura vai contar com a presença do presidente do comitê, deputado Renato Roseno (Psol).

No dia 8 de novembro, às 14h, será realizada uma audiência pública no auditório Murilo Aguiar, da Alece, com lançamento de suplemento especial do relatório “Cada Vida Importa” sobre mortes por intervenção policial. O evento destaca a campanha da Anistia Internacional, que chama a atenção da sociedade para a necessidade de uma atuação mais efetiva do Ministério Público acerca das mortes por ação policial.

Quinta-feira, 10 de novembro, acontece o 5ª Seminário Cada Vida Importa, no Teatro Marcus Miranda, no Centro Cultural Bom Jardim. Das 9h às 11h, a mesa de abertura terá como tema “Ainda vivas: pela vida das meninas e das manas!” e debate sobre adolescentes e jovens vítimas de homicídio no Ceará. Na sequência, das 15h às 17h, a temática contempla “Narrativas periféricas: cada vida importa”. A partir das 18h será realizado o “Ato-show: sarau pelas vidas pretas e periféricas”, com a participação dos coletivos artísticos “Fems Dance”, “Buala”, “Movimento Vida através da Arte (Mova)” e “Cara Travessia 1”.

No mesmo dia, às 9h, acontece a apresentação do mural sobre os sete anos da Chacina de Messejana, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – Cuca Jangurussu.

O documentário “Decretadas”, no Cineteatro São Luiz, será exibido às 9h do dia 11 de novembro, seguido de uma roda de conversa, a partir do filme. O momento é dedicado aos estudantes de escolas públicas estaduais e municipais. Dirigido pelas jornalistas Beatriz Furtado, Giovana de Paula e Janaina de Paula, o documentário aborda o problema da violência letal intencional contra mulheres de 10 a 19 anos. Também no Cineteatro São Luiz será exibido o filme “Zona de criação – Eduardo Africano”, uma roda de conversa e a apresentação musical do grupo Covil Cran.

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência ainda estará presente na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, participando da programação “Bienal fora da Bienal”, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca Mondubim), no dia 11 de novembro, a partir das 18h. Nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 18h, será exibido vídeo sobre a Semana Cada Vida Importa, também projetado na fachada do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS).

INTERIOR E RMF

A 5ª Semana Cada Vida Importa também percorrerá por municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado, como Maranguape, Crato e Novo Oriente. No dia 8 de novembro, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em Maranguape, das 8h às 12h, ocorrerá uma atividade com representantes de grêmios estudantis com o tema “Debater a importância da participação cidadã”.

No dia 10 de novembro, serão realizadas duas rodas de conversa, uma às 9h30 e outra às 13h, com a mesma temática, na Escola Municipal Antônio Coelho, no distrito de Amanari, em Maranguape. No dia 11, no mesmo município, às 8h, acontecerá uma roda de conversa com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fernanda Pinheiro, no bairro Prourb. No Crato, às 14h, do dia 11 de novembro, acontece uma audiência pública na Câmara Municipal com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Crato.

A programação completa da 5ª Semana Cada Vida Importa está disponível no perfil comitê no Instagram ou no site do órgão na internet.

SEMANA ESTADUAL

A Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará foi estabelecida no Ceará pela Lei nº 16.482, de 19 de dezembro de 2017, oriunda de projeto de iniciativa do deputado Renato Roseno. A semana foi instituída em memória da Chacina de Messejana, na madrugada de 12 de novembro de 2015, em três bairros vizinhos de Fortaleza – Curió, José de Alencar e Messejana. Naquela data, 11 pessoas, oito delas adolescentes e jovens de 16 a 19 anos, foram assassinadas por agentes da polícia.

A lei que criou a Semana Cada Vida Importa prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organize debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Ceará.

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência, criado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2015 ainda como Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, tem assumido a cada ano a articulação e mobilização de diversas instituições para que a semana tenha cada vez mais atividades e seja incorporada por outros municípios, para além da Região Metropolitana de Fortaleza.

GS/AT

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Mais Lidas

leia também

Tribuna Regional ©️ 2023 – Todos os direitos reservados