A iniciativa, em parceria com o Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e com o Instituto Terre des Hommes Brasil, será apresentada ao público na manhã desta segunda-feira (05/11), na sede da Defensoria Pública, às 10h da manhã.
Segundo a Defensoria Pública Estadual, a ideia surgiu após a Delegacia da Criança e do Adolescente encaminhar conflitos que envolvem compartilhamentos de fotos íntimas ao Centro de Justiça Restaurativa (CJR), para que o órgão promova assistência jurídica a todas as pessoas envolvidas.
O Instituto Terre des Hommes Brasil, parceiro da iniciativa, ressalta a importância da participação das escolas públicas e particulares na orientação dos estudantes sobre as consequências do compartilhamento de imagens e vídeos íntimos. E ainda, de acordo com a entidade, o “Pare e pense antes de compartilhar” coincide com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) #diaslaranjas, que propõe o fim da violência contra mulheres e meninas. .
Érica Albuquerque é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestra em Direito e Gestão de Conflitos e especialista em Direito Processual. A jurista foi coordenadora das Defensorias Públicas da Infância e da Juventude no Ceará e fundadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), além de coordenadora na região Nordeste da Associação Brasileira de Magistrado, Promotores e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) e fundadora do Núcleo de Atendimento a Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei, da Defensoria Pública do Estado do Ceará (NUAJA).
O convidado Renato Pedrosa é advogado especialista em Mediação de Conflitos. Ele também tem formação complementar MBA em Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais. É ainda facilitador de práticas restaurativas, tendo atuado pelo instituto temáticas como criança em situação de rua, enfrentamento da violência sexual e justiça juvenil.
Produzido por Helenir Medeiros e apresentado pelo jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta, às 19h30. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), de segunda a sexta-feira, às 22h.
LV/CG