Ao longo dos anos, mais de 25 mil jovens foram diretamente impactados por meio de cursos, ações, conteúdos, aulas, materiais didáticos e mídias digitais do Alcance, com participantes em 63 municípios cearenses.
Neste período, o Alcance ampliou sua atuação com a oferta de cursos, aulões, acompanhamento socioemocional, laboratórios de redação, contando ainda com as ferramentas tecnológicas, como a plataforma Alcance Virtual e as redes sociais, que permitem que os conteúdos cheguem a participantes em todo o Ceará.
O programa oferece conteúdo de qualidade e conta com uma equipe de 50 professores renomados e experientes. Os bons resultados refletem uma atuação sensível às diferentes realidades e necessidades dos participantes que fazem parte do programa. A gestão ativa e as parcerias também contam como elementos para o crescimento e o sucesso conquistado nos 10 anos de existência.
Dione Soares, coordenadora do Alcance, destaca o papel, durante o biênio 2021/2022, do então deputado estadual e atual governador Elmano de Freitas, que presidiu o programa, assim como do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e da equipe pedagógica, administrativa e da comunicação, como a TV Assembleia, que transmite as aulas.
Ela explica ainda que foram construídas parcerias com o Núcleo de Saúde Mental e com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Alece e com a empresa M. Dias Branco.
Nos últimos dois anos, foram disponibilizadas mais de 60 apostilas, o Laboratório de Redação realizou mais de 6 mil correções e os simulados virtuais contemplaram 10.560 participantes. Em 2022, mais de 200 estudantes participaram das turmas dos cursos de idiomas.
Um destaque, especialmente no contexto de cuidado com a saúde mental e os impactos da pandemia na sociedade de uma maneira geral, é a iniciativa do Alcance Socioemocional, que busca oferecer aos participantes recursos para o equilíbrio emocional. Contando com a parceria de setores da Alece que atuam na área da saúde mental, o Alcance ofereceu suporte psicológico e psicopedagógico a 150 estudantes.
Samaísa dos Anjos/com Comunicação Interna
Edição: Lusiana Freire