Atividades de cultura, lazer, educação, cidadania, empreendedorismo, saúde, entre outras movimentaram a Assembleia Legislativa do Ceará neste domingo (22/10), durante o Vem pra Alece. O Memorial Deputado Pontes Neto da Casa (Malce), uma das atrações do dia, proporcionou visitas guiadas, contando a história da política no Estado.
O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, explicou a relevância de fazer um resgate histórico-político e de mostrar a construção da cidadania e da democracia cearense. “A formação da cidadania também se dá com a aproximação da sociedade com o Parlamento. Esse processo democrático de aproximação, conduzido pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), é uma forma de apropriação do povo para com o Poder Legislativo”, disse.
Paulo Roberto assinalou que, durante a visita guiada, os cidadãos podem conhecer a exposição do Malce, o Plenário 13 de Maio as comissões técnicas e, com isso, entenderem de forma ativa o trabalho realizado dentro da Assembleia Legislativa.
A profissional de odontologia Lana Nunes, uma das visitantes, salientou a importância de buscar conhecer o trabalho do Legislativo cearense e a necessidade da política na vida das pessoas. “Estar aqui conhecendo a história do Parlamento nos dá uma sensação de pertencimento, e é importante que possamos entender a construção dos processos políticos para o nosso futuro”, afirmou.
EDUCAÇÃO
O Vem pra Alece também reuniu alunos cearenses através do programa Alcance, ação educacional gratuita da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), coordenado pela deputada estadual Jô Farias (PT) e com coordenação pedagógica do professor Evaldo Lima.
Aberta ao público, a iniciativa ofertou aulas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geopolítica e Atualidades); Matemática e Cidadania; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Constituição Estadual e Federal; Contexto Histórico e Cultural e Língua Portuguesa.
Para o professor Evaldo Lima, esse é um momento de celebrar a democracia e um Parlamento transparente e aberto. “Entre as funções de legislar e julgar os conflitos sociais, o Parlamento precisa atuar com transparência e proximidade com a sociedade. É onde são ouvidas as múltiplas vozes dos cidadãos, e hoje a Alece está abrindo as suas portas para a sociedade, mostrando compromisso com a educação, saúde, cultura, além de lidar com grandes desafios, entre eles, elevar os segmentos vulneráveis para a universidade”, assinalou.
O programa Alcance é mais que um programa educacional, adianta Evaldo Lima. “Somos um programa socioeducacional. O Alcance abre as portas para um futuro melhor e ressignifica vidas cearenses. Na presidência do deputado Evandro Leitão e coordenação da deputada Jô Farias, estamos expandindo as obrigações do Parlamento no estado do Ceará”, acrescentou.
Durante a manhã, a Casa também homenageou alunos da Olimpíada Cearense de Matemática (OCM), projeto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, 75 alunos foram homenageados e oito professores.
Para o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), professor João Milton Cunha, a iniciativa estimula a prática dos estudos e a dedicação. “São iniciativas que contribuem para a melhoria da educação básica e futuro do nosso Estado”, pontuou.
O coordenador da OCM, Romildo José da Silva, apontou a relevância de estimular os estudos e homenagear quem se destaca, para que estes permaneçam se esforçando.
O Vem pra Alece contou ainda com lançamento do livro “Histórias Cearenses Inspiradoras em Olimpíadas Científicas Volume 2”. A obra é organizada pelo professor João Milton e pela escritora Rachel Garcia Bastos, com edição do Inesp.