Equipe do DSAS durante vacinação – Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), nesta terça-feira (02/07), às 14h, a inauguração de sua nova sala de vacinação. O evento acontece na Célula de Enfermagem do DSAS, localizada no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque.
A inauguração contará com a presença do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT); da primeira-dama do Legislativo cearense, Cristiane Leitão, e de integrantes da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O diretor do DSAS, Luís Edson Sales, informa que a sala de vacinação conta com apoio da Sesa e da SMS e atenderá a população, oferecendo todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A vacinação é fundamental, não apenas para a proteção individual, mas também para a construção de uma sociedade mais resistente contra surtos e epidemias. A concessão desses imunizantes, mediante termo de cooperação técnica assinado entre a Alece e a Sesa, vai ao encontro da missão do DSAS de promover saúde e prevenir doenças, assegurando amplo acesso à imunização, de acordo com as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde”, explica o diretor.
A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, informa que a equipe de enfermagem do Departamento está sendo capacitada no intuito de garantir um atendimento de excelência ao público. “Parte de nossa equipe recebeu, nesta semana, treinamento na unidade do Vapt Vupt de Messejana, e duas enfermeiras de nossa célula participarão, dos dias 1º a 5 de julho, de curso de atualização e imunização oferecido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), atuando depois como replicadoras”, acrescenta Odete Sampaio.
SAIBA MAIS
A nova sala de vacinação da Alece passará a atender ao público já no dia de inauguração. Os imunizantes serão aplicados no horário das 8h às 17h. De início, todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização estarão disponibilizadas, com exceção da vacina contra a dengue e contra a BCG. O serviço é aberto para parlamentares, servidores e colaboradores e para toda a população.
Edição: Clara Guimarães