“Eu me senti muito realizada vendo meu nome, Thaynara, na frente da minha identidade. Fiquei feliz pela preocupação da atendente, porque ela viu o quanto isso era incômodo para mim, como mulher trans, ter os outros me chamando pelo nome de batismo. Hoje eu assino com meu nome”, relata Thaynara Pereira (28), uma das milhares de cearenses atendidas, diariamente, pelas centrais do Vapt Vupt.
Gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa completa 10 anos, nesta terça-feira (13), reunindo histórias, inovação e mais de 20,5 milhões de atendimentos à população do Estado, como é o caso de Thaynara.
No processo de transição desde os 15 anos, ela conta que teve seu nome social identificado no documento em 2020, com o auxílio dos atendentes do Vapt Vupt Antônio Bezerra. Na época, Thaynara não sabia da possibilidade de incluir o nome social nos documentos, e a descoberta, durante o atendimento, veio agregada de um grande impacto em sua vida.
“Esse novo documento representa tudo. Você não tem noção… de você chegar em um lugar e ser chamada do nome que você gosta, se identifica, que você ama. Desde o dia que emiti meu novo documento, nunca mais ninguém me chamou pelo meu nome masculino, se eu for fazer um cartão, se eu for para uma entrevista de emprego, eles sempre me chamam no feminino, que é Thaynara, do mesmo jeito que está na identidade”, destaca.
O programa soma, hoje, seis unidades no Estado: quatro em Fortaleza, uma em Juazeiro do Norte e uma em Sobral. A ideia é simplificar a vida do cidadão, oferecendo diferentes serviços em um só lugar. São mais de 300 serviços disponibilizados nas unidades, por órgãos como Detran, Pefoce, Sine-IDT e Cagece.
A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que os Vapt Vupts são alguns dos equipamentos estaduais com maior procura por atendimento no Ceará. “Reunimos uma série de serviços, órgãos, parceiros em uma busca de facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Além disso, estamos atentos a promover melhorias no atendimento, de forma permanente, como é o caso do atendimento a pessoas autistas. Já havíamos colocado os abafadores de ruídos e acabamos de inaugurar a primeira sala sensorial”, observa.
Superintendente geral das unidades Vapt Vupt, Glayciane Lima destaca que, nestes dez anos, o Vapt Vupt tem se dedicado a proporcionar um atendimento humanizado, e sempre atento para as individualidades. “Buscamos criar uma experiência que vá além do processo burocrático, promovendo um atendimento humanizado que valoriza cada pessoa que nos procura. Acreditamos que o atendimento humanizado é essencial para que cada cidadão se sinta respeitado e valorizado”, afirma.
No total, 1.747.672 emissões de documentos de identidade, 477.122 vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 370.034 CPFs foram realizadas pelas centrais, ao longo da primeira década. A iniciativa promoveu, também, a intermediação de mão de obra de mais de 1,5 milhão de pessoas.
Uma história feita de muitas
A primeira unidade do Vapt Vupt foi inaugurada em Juazeiro do Norte, em agosto de 2014. Além de serviços de identificação e cidadania, uma série de ações sociais são realizadas regularmente pelas centrais, na Capital e no interior. Entre elas estão o comitê de diversidade e inclusão, com metas de diversidade e ações educativas sobre o tema, realizadas mensalmente; bem como ações de educação ambiental e sustentabilidade em diversos setores.
As unidades oferecem, ainda, atendimentos em libras, e abafadores de ruído, que visam criar um ambiente mais acolhedor para crianças com autismo, que possuam hipersensibilidade auditiva.
Auxiliar administrativa, Lorena Sales levou o filho, Ricksomberg (9), para emitir sua primeira identidade no Vapt Vupt do Centro, em 2023. “O Ricksomberg é autista e para facilitar os atendimentos de prioridade eu achei melhor providenciar o documento. Ele estava animado. Já tinha me dito que queria assinar o nome no documento, pois já sabia ler e escrever”, lembra.
Ela conta que ficou emocionada com a atenção que recebeu. “Como mãe eu me senti acolhida. Um lugar que foi pensado em atender com qualidade todos os tipos de cidadãos, respeitando as limitações e diversidade de cada um, independentemente até da idade me faz sentir valorizada, representada, acolhida”, reflete. “O atendente levou em consideração o desejo do Ricksomberg, e teve empatia e foi paciente e gentil. Outra coisa que me chamou atenção no atendimento do rapaz foi que ele direcionou o atendimento ao meu filho. Todas as perguntas sobre o documento foram feitas ao Ricksomberg, ele tratou como o cliente em atendimento, eu pouco auxiliei. Essa postura do atendente me deixou muito feliz e emocionada”, completa.
Serviço
Vapt Vupt Antônio Bezerra
Rua Demétrio Menezes, 3750, Antônio Bezerra, Fortaleza
Telefone: (85) 3207-1500
Vapt Vupt Centro
Shopping Central – rua Senador Pompeu, 856, Centro, Fortaleza
Telefone: (85) 3401-2990
Vapt Vupt Messejana
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana, Fortaleza
Telefone: (85) 3218-5200
Vapt Vupt Papicu
Shopping RioMar Fortaleza – rua Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu, Fortaleza
Telefone: (85) 3194-4600
Vapt Vupt Juazeiro
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3572-4700
Vapt Vupt Sobral
Rua Cel. José Silvestre, 201, Centro, Sobral
Telefone: (88) 3695-3100
Os agendamentos podem ser realizados pela internet