O Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) Qualifica Mais/Mulheres Mil, realizado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), está com seleção aberta para a ocupação de vagas e formação de cadastro de reserva de professores para a qualificação profissional na arte do crochê, referente ao exercício de 2024.
Divulgada por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), a Chamada Pública de n.º 68/2024 – que pode ser conferida na íntegra ao final da matéria – apresenta todo o regramento da seleção. As inscrições tiveram início na última terça-feira (20/08) e seguem até a próxima segunda (26/08), exclusivamente pela internet, em formulário eletrônico específico.
A divulgação do resultado da análise documental será feita em 27 de agosto de 2024, pelo site da Uece, na página do Pronatec. As entrevistas ocorrerão entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro de 2024, e o resultado final será publicado em 04 de setembro de 2024.
A formação abrangerá as disciplinas de prática de bordado à mão (crochê), design, empreendedorismo e precificação, marketing e mídias digitais, com carga horária de 160 horas-aula. Contempla os municípios de Acaraú, Barroquinha, Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Os cursos serão ofertados de forma presencial e acontecerão preferencialmente de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias.
Os professores selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50,00 por hora-aula, de acordo com a carga horária definida para cada módulo. As atividades serão desenvolvidas de forma presencial, respeitando o calendário estabelecido pela Coordenação de Ensino do FIC/Funece.
QUALIFICA MAIS/MULHERES MIL
Fruto de uma parceria entre a Uece e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o programa se destaca pela sua relevância social e foco na capacitação feminina. Conta com recursos do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.
A capacitação é voltada para o público feminino, especialmente em situação de vulnerabilidade social, proporcionando não apenas qualificação técnica, mas também a inclusão social e econômica dessas mulheres. As candidatas selecionadas terão a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, adaptar conteúdos às necessidades específicas do público-alvo, registrar frequência e desempenho acadêmico dos estudantes, além de participar de encontros de coordenação e emitir relatórios sobre as atividades desenvolvidas.
Para a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Luíza Martins, a capacitação é um esforço conjunto da Uece e MEC, com apoio da Alece, para fortalecer o artesanato e inserir essas mulheres, de forma criativa, na economia dos municípios beneficiados, valorizando a produção cultural local.
Mais detalhes aos interessados estão disponíveis no edital, ou ainda, nas atualizações no site oficial da Uece, na seção do Pronatec: www.uece.br/pronatec
Edição: Clara Guimarães