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Escola da Paz: o primeiro lugar no Ideb construído com trabalho de equipe e ensino focado

por Tribuna Regional
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O Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais

Um prédio simples, na sede do município de Coreaú, a 292 quilômetros de Fortaleza, sustentando em sua entrada uma faixa com a frase “Somos número um no Ideb Brasil”. É assim que a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – conhecida na localidade como Escola da Paz – se apresenta a seus alunos, e demais residentes da comunidade, desde o dia 14 de agosto de 2024, quando foram divulgados, pelo Ministério da Educação (MEC), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola cearense ficou em 1º lugar, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, com nota 10 na avaliação.

“O que move a nossa escola é a parceria que temos, desde o relacionamento com a Secretaria de Educação, até o trabalho em equipe na escola mesmo, entre os professores e a família”. Foi assim que a diretora da Escola da Paz, Maria da Piedade, justificou o reconhecimento nacional da escola municipal que dirige.

Ensino com foco

Com o ensino focado no 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, sem as demais séries, a Escola da Paz é um pouco diferente das escolas convencionais. Em um prédio pequeno, a escola conta com dois turnos, manhã e tarde. Pela manhã, a rotina dos alunos começa às 7 horas e se estende até perto das 11 horas, e pela tarde, vai das 13 horas até perto das 17 horas. Durante esse tempo, em que os alunos estão na escola, o ensino é feito a partir de muita atividade lúdica, brincadeiras, direcionamento para as dificuldades de cada um e o trabalho em conjunto.

“Nossa escola trabalha com foco, com turmas de 2º e 5º ano, e essa rotina se deu para facilitar e reforçar o nosso trabalho. Quando a gente fez essa mudança, e passamos a fazer esse trabalho, notamos que o nível de aprendizagem fluiu melhor e as crianças conseguiram obter melhores resultados”, contou a diretora. “É um trabalho focado para que a criança desenvolva aquela habilidade, e assim aceleramos o nível de aprendizado dela”, acrescentou.

Com esse ensino focado e as inúmeras possibilidades de aprendizado, a aluna do 5º ano, Maria Gabrielle, expressou a felicidade por ser aluna da unidade. “Eu sinto sempre que temos uma rotina muito boa aqui. Fazemos muitas atividades divertidas e o melhor é que durante essas atividades a gente estuda e, ao mesmo tempo, brinca, sabe? Então, eu gosto muito de estudar nela porque nos incentiva por meio de projetos e ainda foca nas nossas dificuldades”, compartilhou a aluna.

Dentre os incentivos que a estudante listou, estão projetos extras na área da matemática e português que a escola oferece aos seus alunos, com o intuito de reforçar a aprendizagem, como: Leitores Mil, Gênios da Matemática, Soletrando, Quem estuda não tira férias, e outros. “É muito bom ter essas oportunidades. Saber que estudamos na melhor escola do Brasil, é empolgante para a gente, mas sabemos o motivo”, brincou Maria Gabrielle.
Trabalho de equipe

A Escola da Paz obteve nota 10 no Ideb, sendo 4,3 pontos a mais que a meta estabelecida para a escola – de acordo com a base do Ideb 2021, também utilizado pelo MEC para 2023. Mas, para além do resultado de reconhecimento nacional, a unidade de ensino já vem sendo reconhecida por seu trabalho há algum tempo, tanto no âmbito municipal quanto no estadual. As paredes da escola estão repletas de quadros de “Escola Destaque”, “Escola Nota Dez” e “Turma Destaque”.

Para a professora do 5º ano, Raimunda Souza, todo esse reconhecimento é fruto de um trabalho forte de equipe. “Eu sempre gosto de falar que o nosso diferencial é o trabalho em equipe. Aqui, nós fazemos um trabalho de rede, união e parceria. Aqui, trabalhamos juntos, Secretaria de Educação, escola, direção escolar e família. Se não tiver esse trabalho de união e de equipe, o trabalho não funciona”, comentou a professora.

Raimunda ainda detalhou como a forma de ensino da escola tem se desenvolvido nos últimos anos. “Na sala de aula, nós trabalhamos de forma contextualizada, trabalhando com aulas diferenciadas, onde o aluno se sente parte da aula, ele não está ali apenas assistindo. É importante que ele se sinta parte do contexto, queira participar e assim compreenda”, explicou. “Aqui nós também estamos diariamente em diagnóstico com o aluno, em constante avaliação. Então, quando percebemos que o aluno não conseguiu aprender aquele conteúdo, mudamos as nossas práticas”, completou.

Para esses alunos com maiores dificuldades, a escola tem um sistema de ensino mais específico, tirando-os da sala, em alguns horários, e deixando o aluno direcionado a um professor que faz um trabalho direcionado a dificuldade da criança. “Fazemos de tudo para que o aluno possa compreender, porque no fim, a parte mais interessada é ele. Então o feedback para o nosso aluno é diário”, afirmou a professora.

União com a família

Funcionária da escola, da parte de serviços gerais, e mãe da aluna Marise Naielly, do 5º ano, Joelma de Jesus, levou a filha para a escola depois de ver diariamente o serviço prestado pelo corpo docente aos outros alunos. “Eu fui conhecendo o desenvolvimento da escola, vendo a forma do desempenho dos professores, que são de excelente qualidade e fiz uma boa escolha. Aqui, eu vi muita preocupação com o desenvolvimento da criança, e ainda prioriza aluno e família, e isso impacta muito nas crianças”, comentou a mãe. “Minha filha tem melhorado muito depois que entrei para a Escola da Paz, principalmente na matemática. Ela ama, adora a escola”.

Mãe do aluno Samuel Isaque, do 2º ano, Benedita Reinaldo é só elogios para a escola. Para Benedita, a união entre escola e família é essencial para os bons resultados. “Aqui nós percebemos um acompanhamento muito bom com o Isaque. Os profissionais acompanham muito bem o aluno, um acompanhamento próximo como se fosse família. A aprendizagem dele melhorou muito desde que ele chegou”, elaborou.

Enfatizando o acompanhamento como diferencial, Benedita completou. “A gente percebe a preocupação da escola com o aluno, qualquer coisa eles ligam, a gente consegue entrar em contato facilmente com a equipe responsável por ele, o que não era assim em outros lugares por onde ele passou”.

Para Isaque, de 8 anos, que tem Português como disciplina favorita, as suas manhãs na escola passam rápido, porque está em um ambiente que gosta. “Meu dia a dia na escola é muito bom. Aqui, eu aprendo brincando e passo um tempo com meus amigos”, comentou. O nome do garoto é um dos que mais preenchem o quadro de honra da escola. Aluno do 2º ano B, está presente no quadro de honra dos melhores alunos em português e dos com melhores resultados em atividades extras também. “O que eu mais gosto de fazer é ler textos, como poemas, e aqui as professoras me ajudam a fazer o que gosto. Aqui elas me incentivam, conseguem me motivar falando coisas boas e falando que eu consigo”, compartilhou o estudante.

Orgulhosa do filho, Benedita espera um futuro brilhante para Isaque. “Eu vejo um futuro brilhante para meu Isaque. Espero que ele seja um grande profissional e um exemplo para o nosso Coreaú”, concluiu.

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