A área do incêndio seria próxima ao local de ocorrência do Soldadinho do Araripe, ave endêmica da região da Chapada Crédito: Reprodução/@icmbioararipe, via Instagram
Um incêndio de grandes proporções tem atingido a Floresta Nacional do Araripe, localizada no município de Crato, distante 538 quilômetros de Fortaleza. As chamas tiveram início por volta das 14 horas da última terça-feira, 29, e já destruíram 140 hectares de vegetação.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da brigada municipal do Crato e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão atuando no combate às chamas. Há a expectativa de que o fogo seja debelado ainda nesta tarde.
Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, o chefe do ICMBio Araripe, Carlos Augusto, afirmou que existem suspeitas de que a origem do incêndio tenha sido criminosa. O gerente também explica que nesse período do segundo semestre, os agricultores precisam ter mais cuidados com a queima de materiais.
“Toda a técnica e o cuidado são necessários, mas principalmente esse olhar para a necessidade de estar colocando fogo, principalmente nas zonas urbanas. Foi o que aconteceu aqui. Ele foi intencionalmente colocado, não sei qual a motivação dessa pessoa, ou dessas pessoas de estar colocando fogo nessa região”, pontua Augusto.
A área do incêndio seria próxima ao local de ocorrência do Soldadinho do Araripe, ave endêmica da região da Chapada.
O POVO procurou o CBMCE para mais informações sobre o incêndio e aguarda retorno. Opovo